sexta-feira, 7 de junho de 2019

As Diferentes Psicologias

Tudo bem, gente? Nós aqui do Universo da Psicologia esperamos que esteja tudo 100%! 😄 A gente já falou sobre diversas teorias, o behaviorismo, a gestalt, a psicanálise, humanista e Jung! Se você ainda não viu, é só ir no início do blog e vai estar tudo lá pra você conferir! Sem mais enrolações, vamos falar sobre as diferentes Psicologias, se você achou que existia apenas um modo, se enganou e a gente vai te mostrar, AGORA MESMO!



Começando do começo...


 Psicologia Sócio-Histórica

Trata-se de uma vertente teórica da psicologia, cujas preposições ligadas ao saber humano e sua subjetividade estão guiadas pela concepção materialista dialética  de Karl Marx. Surgi no início do séc. XX, ainda nos tempos da União Soviética, durante um período em que eles buscavam reconstruir suas teorias científicas a partir de referências marxistas. Dentre os autores que definem os fundamentos teóricos são: Alexandre Romanovich Luria (1902-1977); Aléxis Nicolaievich Leontiev (1903-1979) e Lev Seminovichi Vygotsky (1896-1934).


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     A. R. Luria.                 A. N. Leontiev.                   L. S. Vygotsky.

A produção de Vygotsky teve continuidade, na União Soviética, com trabalhos de Luria e Leontiev, posteriormente passou a ser estudado em outros países. 


📌Curiosidade: No Brasil nos anos 80, sua obra foi conquistando espaço e se juntando à area de Psicologia Social, destacando Silvia Lane e Psicologia da Educação, especialmente influenciadas por Emília Ferrero.

Nos dias de hoje, diferentes conhecimentos expressam diferentes leituras das obras de Vygotsky e dentre os diversos que elaboram essa proposta está a Psicologia em Construção. 

Psicologia em Construção

Ao estudar essa proposta, é preciso levar em conta alguns pontos: 

• A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal;
• Tais funções não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui tais capacidades.
• Ambos, linguagem e pensamento humano possuem origem social.
• Comportamento e consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade e não podem ser isolados pela Psicologia.


É ainda preciso entender um pouco sobre a estrutura teórica de Karl Marx:




É preciso também entender a educação e processo criativo de Vygotsky:


A Psicologia Sócio-Histórica, em terras brasileiras, tem se constituído através da crítica a visão liberal do homem e critica as seguintes ideias:

─ O homem visto como ser autônomo.
─ Relação de antagonismo entre o homem e a sociedade.
─ Uma visão de fenômeno psicológico.

Daí, pode-se entender que estas concepções liberais construíram uma ciência em que o mundo psicológico foi deslocado do campo social e material.

O Homem É Um Ser Ativo, Social E Histórico.

Ativo → O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, objetivando satisfazer suas necessidades.
Social → Ações e necessidades do homem são sociais.
Histórico → Suas necessidades e ações são produzidas historicamente em sociedade.

O processo histórico é construído pelo homem e é esse processo histórico que constrói o homem como ser ativo - social - histórico.

Natureza Humana e Condição Humana:



É interessante ainda refletir que: o homem é criado pelo homem e não existem natureza humana pronta ou seres humanos que já nascem prontos!

Bom pessoal, para finalizar... Finalmente vamos falar um pouco da linguagem e da consciência humana, componentes essenciais quando abordamos um assunto desses.

Linguagem 📢

Qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.


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A linguagem é fundamental no processo de apropriação do mundo pelo homem, é ela que materializa e da forma a uma das aptidões humanas: a capacidade representar realidades, ou seja, o pensamento. É através da linguagem que o pensamento se objetiva, constrói a consciência e o mundo interno de cada um, o psicológico... Por meio da linguagem o homem apropria-se de significados e significa a realidade, o que permite o desenvolvimento da consciência.

Para a Psicologia, o significado de cada palavra é um conceito ou generalização: Atos do pensamento. Afinal, o significado das palavras é um fenômeno do pensamento, mas o significado das palavras é também um fenômeno da fala, a medida que está é ligada ao pensamento sendo por ele iluminada! Para simplificar, trata-se e um fenômeno do pensamento verbal ou da fala significativa: palavra + pensamento.

Segundo  Vygotsky...

 Para compreender a linguagem dos demais não é suficiente compreender as palavras, é necessário entender seu pensamento.

🔮 Dica: Teoria da fofoca - processo importante para evolução humana, veja como!

Consciência Humana 👪

A consciência humana é oriunda da relação entre a linguagem e o pensamento.

Linguagem + Pensamento = Consciência.


O que é a consciência? 

• Mecanismo que filtra o mundo.
• Reflexo da realidade sobre si mesmo.
• Linguagem é  instrumento responsável por construir e mediar a consciência humana.

Para o russo Vygostky, a convergência da fala e atividades práticas são o momento mais importante no curso do desenvolvimento intelectual.
Segundo a Psicologia Sócio-Histórica, a consciência é social e não individual interior.

E por fim, as subjetividades: 




Psicologia do Desenvolvimento

Trata-se de uma area da Psicologia que estuda o desenvolvimento humano, desde o nascimento até a vida adulta, em todos os seus aspectos: físico-motor, afetivo-emocional e social. A teoria que mais se destacou foi a de Jean Piaget (1896-1980)... Estudos e pesquisas de Piaget demonstram que existem formas de perceber, compreender e se comportar próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, o que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior. 

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                                                   Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço.

Estudar o desenvolvimento humano nos permite reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. A seguir, veja os fatores que influenciam: 

Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver. Exemplo: a inteligência poderá se desenvolver ou não dependendo das condições que o ambiente proporcionar.

Crescimento orgânico: é o aspecto físico que considera o processo dinâmico que se apresenta visivelmente pelo aumento do tamanho corporal. Exemplo: a estruturação do esqueleto permite à criança alcançar objetos que antes ela não conseguia.

Maturação neurofisiológica:  é o que torna possível determinado padrão de comportamento, ou seja, existe um equipamento neurofisiológico que passa por uma evolução determinada por fatores biológicos. Exemplo: para segurar um talher como os adultos às crianças precisam de um desenvolvimento neurofisiológico, visto que aos três anos a crianças o segura de uma forma bem diferente.

Meio:  é o conjunto de influências e estimulações ambientais que pode alterar os padrões de comportamento do indivíduo, cada um, é constituído numa interação entre o meio e o indivíduo. Exemplo: se o incentivo à leitura for muito intenso, uma criança aos cinco anos já pode saber reconhecer as letras e escrever, mas ao mesmo tempo, outra que não teve incentivo pode não reconhecê-las e nem escrevê-las.

Existem também alguns aspectos que precisam ser levados em consideração:

Aspecto físico-motor: é a consideração do crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica, da capacidade de manipulação de objetos e do exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança que consegue procurar um brinquedo debaixo da cama por já conseguir coordenar os movimentos das pernas, pés, tronco, braços e mãos.

Aspecto intelectual: é a capacidade de pensar, de raciocinar. Exemplo: A criança que para alcançar um pacote de bolachas em cima do armário, usa de um banquinho para alcançar as bolachas, ou seja, como percebeu que sua altura não era suficiente para alcançá-las, planejou sua ação através do uso de uma ferramenta (o banquinho) e conseguiu realizar a ação.

Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de cada indivíduo integrar suas experiências, é o sentir. Exemplo: o medo da criança frente o comentário de sua professora no desempenho de uma atividade, a alegria de receber um presente.

Aspecto social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Exemplo: na sala de aula, é fácil observar que algumas crianças procuram outras para a realização de suas tarefas enquanto outras permanecem sozinhas.

Para melhor compreensão, existe uma divisão por períodos a partir de idade:

Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. (0-2 anos)

                                                                     Resultado de imagem para periodo sensorio motor 

Pré-operatório um dos fatos marcantes da primeira infância remete-se ao surgimento da linguagem. A partir dela a criança apropria-se da expressão verbal mais eficaz em sua comunicação. É o estágio da inteligência simbólica. (2-7 anos) 

                                                                        Resultado de imagem para crianças de 7 anos

Operações Concretas nessa idade a criança já iniciou seu período escolar, coincidindo com o período demarcado em sua evolução mental. Quando a criança atinge a idade escolar, muitas mudanças em seu comportamento são notadas, ela apresenta maior poder de concentração e de trabalho em conjunto. (7-12)

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Período das operações formais: nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica. (12 anos em diante)

                                                   Resultado de imagem para periodo das operações formais
Vigotsky e Piaget

Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutiva, com ênfase no papel estruturante do sujeito. Maturação, experiências físicas, transmissões sociais/culturais e equilíbrio são fatores desenvolvidos em sua teoria. Por outro lado, Vygotsky enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo (troca entre pessoas) que as funções mentais superiores tem origem.

Bom, por hoje é só! Espero que vcs tenham gostado e aprendido muuuiiiito com esse post, continue nos acompanhando, um post de continuação será feita para falar sobre a Psicologia como profissão, fiquem de olho e até a próxima! 😘

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