sexta-feira, 17 de maio de 2019

Teoria de Jung

Teoria Junguiana


Olá amantes da psicologia, hoje iremos abordar um tema muito interessante. Bora ver?!!

            Primeiramente vamos conhecer o principal fundador dessa psicologia analítica o psiquiatra Carl Gustav Jung. Ele nasceu na Suíça em 1875. Criado numa atmosfera religiosa que não compreendia e que custava a sustentar, Jung interessou-se pelo mundo dos sonhos, da fantasia, da religião e dos mitos. Alguns estudos dizem que a proximidade com o divino é algo que Jung atribuiu a uma espécie de herança materna, enquanto que a fé no sentido do ritual cego e inquestionável teria sido algo herdado de seu pai.
Além das questões religiosas, Jung aproximou-se de conhecimentos em ciências naturais, com um interesse desperto pela possibilidade de compreensão da realidade através desses estudos. Para Jung, a contrariedade entre ciência e religião era a base de suas insatisfações. 
            Em meio a esses questionamentos acerca do mundo, Jung decidiu-se pelos estudos em psiquiatria, como forma de compreender o biológico e o espiritual cientificamente. Entre os autores que estudou, podemos destacar as influências filosóficas de Kant, Platão , Goethe e Schopenhauer. Em seus estudos em psiquiatria e na prática clínica, Jung tentou humanizar o serviço de atendimento aos pacientes, buscando investigar, para além dos sintomas, as questões existenciais que cada sujeito lhe trazia, tornando cada sessão clínica um encontro único, repleto de significados. Dessa forma, evitava rotulações aos pacientes e padronizações em termos de cuidados e tratamentos, ressaltando os aspectos individuais de cada caso. Nessa época, Jung já utilizava uma técnica rudimentar de associação de palavras, que dava grande valor aos relatos de seus pacientes. Interessante né?!


         A partir de seus estudos, Jung desenvolveu o que mais tarde ficaria conhecido como “Psicologia Analítica” que investiga sonhos, desenhos e outros materiais como vias de expressão do inconsciente. Jung, diferentemente de Freud, assumiu a existência do que ele denomina inconsciente coletivo que, diferentemente do individual, seria composto por uma tendência à sensibilização de elementos como imagens e símbolos, a partir de um apelo universal. Esses símbolos de importância coletiva seriam os conhecidos arquétipos junguianos. A proposta de intervenções clínicas de Jung consistia justamente em explorar o diálogo entre os conteúdos inconscientes e os arquétipos, e seria justamente a distância entre esses elementos a origem do adoecimento psíquico.
         No Brasil, a teoria junguiana teve bastante ressonância. Entre seus estudiosos mais conhecidos, está a Dra. Nise da Silveira que escreveu um livro chamado “Jung: Vida e Obra”. Nise é fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, que foi resultado de seu incansável incentivo às produções artísticas dos internos do hospital psiquiátrico, analisadas pela abordagem junguiana.

Os tipos de personalidade segundo Jung

Jung estabelece 8 tipos de personalidades e afirma que todas as pessoas pertencem a um ou outro tipo. Sendo elas:

- Reflexivo extrovertido

A personalidade reflexiva extrovertida corresponde aos indivíduos cerebrais e objetivos, que atuam quase exclusivamente na base da razão. Só dão como certo aquilo que se comprove com as devidas provas. São pouco sensíveis e podem ser até mesmo prepotentes e manipuladores com os outros.

- Reflexivo introvertido 

O reflexivo introvertido é uma pessoa com grande atividade intelectual, que, no entanto, tem dificuldade para se relacionar com os outros. Normalmente é uma pessoa teimosa e determinada em alcançar os seus objetivos. Por vezes é visto como um inadaptado, inofensivo e ao mesmo tempo interessante.
Resultado de imagem para pessoa introvertido

- Sentimental extrovertido

As pessoas com grande habilidade para entender os outros e para estabelecer relações sociais são os sentimentais extrovertidosNo entanto, é muito difícil para eles se afastar do seu grupo e sofrem quando são ignorados. Têm muita facilidade de comunicação.
Resultado de imagem para pessoa sentimental extrovertido

Sentimental introvertido

A personalidade sentimental introvertida corresponde a pessoas solitárias e com grande dificuldade para estabelecer relações com os outros. Pode ser pouco sociável e melancólico. Faz todo o possível para passar despercebido e gosta de permanecer em silêncio. Contudo, é muito sensível às necessidades dos outros.
introvert2
- Perceptivo extrovertido
Os indivíduos perceptivos extrovertidos têm uma fraqueza especial por objetos, ao ponto de lhes atribuir qualidades mágicas, ainda que façam isso de modo inconsciente. Não são apaixonados pelas ideias, a não ser que ganhem uma forma concreta. Procuram o prazer acima de tudo.

- Perceptivo introvertido

É um tipo de personalidade muito própria de músicos e artistas. As pessoas perceptivas introvertidas colocam uma ênfase especial nas experiências sensoriais: dão muito valor à cor, à forma, à textura…  O mundo deles é o mundo da forma, como fonte de experiências interiores.
Mulher segurando um quadro

Intuitivo extrovertido

Corresponde ao típico aventureiro. As pessoas intuitivas extrovertidas são muito ativas e inquietas. Elas precisam de vários estímulos diferentes.  São determinadas a alcançar objetivos, e uma vez que conseguem, passam para o próximo e esquecem o anterior. Elas não ligam muito para o bem-estar daqueles que as rodeiam.

Intuitivo introvertido

São extremamente sensíveis aos estímulos mais sutis. A personalidade intuitiva introvertida corresponde ao tipo de pessoas que quase “adivinham” o que os outros pensam, sentem ou se dispõem a fazer. São criativas, sonhadoras e idealistas. É difícil para elas “colocar os pés no chão”.

*Viram o como é interessante! Gostou do assunto e gostaria de saber mais? Deixaremos logo abaixo pra vocês ótimas sugestões de leituras como:
-O livro vermelho do autor Carl Jung - este livro de Carl Jung contém a alquimia de uma mente que aspirava viajar ao submundo para resgatar sua alma. Estamos diante de um legado intelectual enigmático e fascinante, o Santo Graal do inconsciente para muitos e, para outros, a obra de um louco que em um dado momento chegou a repudiar a humanidade.
Resultado de imagem para carl gustav jung livro vermelho
-O livro  Memorias, sonhos, reflexões do autor Carl Jung- Este livro foi o ultimo elaborado por Jung, ele diz a respeito da neurose infantil que tinha por desmaiar sempre que tentava estudar e ouvia seu pai comentar com o amigo que necessitava de alguém para ajuda-lo pois achava que ele não seria nada na vida.
Resultado de imagem para carl gustav jung memorias, sonhos, reflexões resumo

E isso e por hoje pessoal! Caso tenham alguma duvida deixe abaixo nos comentários. Até mais!

2 comentários:

  1. Olá meninas, ótimo o blog de vocês! Muito interessante essa parte dos tipos de personalides! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essa teoria é muito interessante.
    adorei participar da aula. Sucesso no blogger. Um abraço!

    ResponderExcluir

Psicologias

Psicologias          Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses ...