domingo, 23 de junho de 2019

Psicologias

Psicologias

         Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses  meses. A psicologia é uma área da saúde que possui diversas atuações. Nas postagens dos blogues anteriores pode-se ver uma explicação mais ampla e completa de cada uma, corre la pra ver. As principais áreas são Psicologia Educacional ou Escolar, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Ambiental, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social e Neuropsicologia.
Resultado de imagem para areas de atuação da psicologia
         
           O nosso professor Janilton promoveu diversas atividades dinâmicas que aumentaram nosso rendimentos em cem por cento. As atividades consistiam em pequenos debates e seminários sobre as diversas áreas de atuação do psicologo. Não podemos esquecer dos episódios passados da serie Psi, que nos fizeram refletir sobre como uma ideia coletiva pode causar a morte de pessoas que pensem diferente, e também que nos enquanto humanos tendemos a nos influenciar diariamente por ideias que nos são impostas.
  


         A psicologia está presente em tudo ao nosso redor, desde pequenas a grandes coisas. Podemos ter como principal prova disso a dinâmica do sonho do sonho de valsa aplicada pelo professor, que consiste em escrever o que o tão famoso bombom tem de ligação com a psicologia. Antes de se escrever é preciso pensar a imensidade de historia que o chocolate tem e provoca nas pessoas, como o convívio da sociedade e aplicação da psicologia organizacional na empresa. E também no nosso dia a dia em que buscamos presentear a quem amamos com este chocolate, em busca de surpreende-los, tendo assim a psicologia social em nossas interações.
Resultado de imagem para sonho de valsa embalagem antiga
       Este semestre foi extremamente importante para nos, pois nos como futuras psicólogas, conhecemos as diversas áreas de atuação da profissão. Com isso nos identificamos como profissionais e passamos a ter uma visão mais ampla de tudo ao nosso redor, nos abrindo para conhecer melhor o mundo em que nos cerca. Obrigado por estar conosco professor Janilton aprendemos muito com você, que isso não seja um adeus mais um ate logo.


sábado, 22 de junho de 2019

Psicologia no Mercado de Trabalho

Olá, pessoal! Tudo bem? A gente espera que sim. 😁 Nossa postagem anterior falou sobre a Psicologia como Profissão, como ela foi regulamentada e contou também um pouquinho da história dessa profissão em seus anos iniciais aqui no 🇧🇷! Hoje seremos breves, mas vamos apresentar pra vcs as diversas áreas de atuação dessa profissão.



📌E detalhe: Preparem os lencinhos... Estamos entrando de férias por tempo indeterminado aqui do blog! De qualquer forma, queremos muito que continuem seus estudos pois o que estaremos fazendo, ok?

Sem mais enrolações, vamos ao que interessa!

Psicologia - Áreas de Trabalho. 

O que vem a sua mente quando pensa em um Psicólogo em sua rotina de trabalho?Uma sala aconchegante, o psicológo e seu cliente?! Se é isso que você pensa, você não está totalmente errado! Essa breve descrição eé suficiente para descrever a Psicologia Clínica. No entanto, existem diversas outras abordagens e a gente vai te contar agora mesmo...


Mas antes, dê uma olhada nessa info retirada do site:

http://www.crp09.org.br/portal/orientacao-e-fiscalizacao/orientacao-por-temas/areas-de-atuacao-do-a-psicologo-a

“A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.”

•Confira as áreas da Psicologia:

Psicologia Educacional 📚

Na Psicologia Educacional, o/a profissional de psicologia trabalha em ambientes escolares. Resumidamente, ajuda os pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colabora na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia Hospitalar e da Saúde

Atende pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colabora na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.



Psicologia Esportiva

Orienta atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximiza o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.



Psicologia Organizacional e do Trabalho

Seleciona funcionários para empresas. Promover relações saudáveis entre os trabalhadores. Orienta carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.


Psicologia Social

Atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elabora programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.




Psicologia do trânsito

Trata problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros.


Comportamento do Consumidor
Estuda o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação Profissional
Orienta estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir, por meio de trabalho individual ou em grupo, com a utilização de técnicas de autoconhecimento e informações sobre as profissões.

Acompanhamento Terapêutico
Acompanha crianças ou adultos com necessidades especiais em atividades diversas, a fim de proporcionar maior autonomia e inserção social.

Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Bom, é isso! Confiram mais informações no link disponibilizado e continuem seus estudos, amantes da Psi. Foi ótimo compartilhar tudo isso com vocês, mas isso é tudo por enquanto. Continuem em busca do saber e...Até logo! ✌



sexta-feira, 7 de junho de 2019

A psicologia como profissão

Olá, pessoal! Hoje tentaremos ser mais breves já que os últimos posts tem sido um tanto longos, ok? 😀 O assunto é Psicologia como profissão!


Recentemente, fizemos parte de uma palestra guiada por Ana Bock, ela falou um pouco sobre a trajetória da profissão de psicologia e como foi regulamentada, como funcionava em seus primeiros anos aqui no Brasil. Vamos usar um pouco do conhecimento que ela nos transmitiu para falar sobre esse assunto!

Nos primeiros anos da psicologia no Brasil, o foco desses profissionais era a camada rica, a elite. E só depois de alguns anos, a Psicologia chegou a saúde pública, o que fez com que os profissionais da area tivessem que ajustar sua forma de trabalhar a esse público diferente também, no caso, os menos afortunados.

A profissão precisou ser de certa forma reformulada e precisou despadronizar o humano, foi preciso ver que todos são diferentes além da subjetividade, foi preciso começar a ver o que estava sim escancarado, mas que os psicólogos da epoca não conseguiam ver já que estavam cercados pela elite!

A partir daí, pessoas de diferentes etnias, classes sociais, generos ou orientações sexuais deveriam ser estudadas de formas diferentes para que fosse possível trabalhar de forma efetiva com elas.

Atualmente, a psicologia tem mais força na rede pública, os profissionais já saem da faculdade cientes de que vão trabalhar com todo tipo de pessoa, então esse choque já não existe mais. 

Sobre psicologia como profissão regulamentada... 


Desde 1962, mais precisamente o dia 27 de agosto deste mesmo ano, a psicologia se tornou uma profissão regulamentada em território brasileiro e atualmente existem cerca de 200 mil profissionais atuando no mercado de trabalho.

Para os interessados em ingressar nessa profissão, saber com clareza o que é ser psicólogo e sua prática, é fundamental.
Então vamos falar um pouco sobre isso, a ciência psicológica busca a compreensão do ser humano a partir da constituição de sua subjetividade, que são eles, sonhos, desejos, emoções, pensamentos e  comportamentos.

Para exercer essa profissão, é preciso ter
cursado graduação em Psicologia  e se registrar no órgão profissional competente, sendo assim habilitado.

O exercício da profissão está relacionado ao uso exclusivo dos psicólogos métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnostico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

Conforme a Lei 4.119 descreve:

[…]
Dos direitos conferidos aos diplomados
Art.10 – Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.
Art.11 – Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.
Art.12 – Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.
Art.13 – Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.
§ 2º- É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
[…]

Tudo isso quer dizer que apenas uma pessoa habilitada pode exercer quaisquer das atividades citadas acima, sabemos que existem profissionais do famoso coach/coaching, mas as pessoas que são formadas nisso, mesmo que algumas vezes digam que sim, NÃO são psicólogos e não podem exercer a profissão do mesmo.

Para resumir:

• A lei  Lei 4.119, de 1962 é a responsável pela regulamentação da profissão.

• A psicologia, foi reconhecida como uma profissão necessária e de conhecimento importante porque permite ao individuo uma compreensão mais objetiva, tanto de sua personalidade como da do outro.

• CRP é a sigla para Conselho Regional de Psicologia.

• Existem diferentes abordagens e a forma 
de cada psicólogo trabalhar é bem diversa. 

Para concluir... 

A psicologia é a ciência que estuda os padrões dos comportamentos dos seres humanos através da observação, interpretação e interação direta com as pessoas, procurando identificar, desvendar e compreender melhor o individuo, para que os problemas sejam solucionados, permitindo que as pessoas vivam com uma saúde melhor (físico, mental e social).



Espero que tenhamos sido objetivas o suficiente e esperamos que esse post + aos seus conhecimentos! Por hoje só, não se esqueçam de continuar nos acompanhando e de de aprofundar mais no assunto! #FicaDica 😝




As Diferentes Psicologias

Tudo bem, gente? Nós aqui do Universo da Psicologia esperamos que esteja tudo 100%! 😄 A gente já falou sobre diversas teorias, o behaviorismo, a gestalt, a psicanálise, humanista e Jung! Se você ainda não viu, é só ir no início do blog e vai estar tudo lá pra você conferir! Sem mais enrolações, vamos falar sobre as diferentes Psicologias, se você achou que existia apenas um modo, se enganou e a gente vai te mostrar, AGORA MESMO!



Começando do começo...


 Psicologia Sócio-Histórica

Trata-se de uma vertente teórica da psicologia, cujas preposições ligadas ao saber humano e sua subjetividade estão guiadas pela concepção materialista dialética  de Karl Marx. Surgi no início do séc. XX, ainda nos tempos da União Soviética, durante um período em que eles buscavam reconstruir suas teorias científicas a partir de referências marxistas. Dentre os autores que definem os fundamentos teóricos são: Alexandre Romanovich Luria (1902-1977); Aléxis Nicolaievich Leontiev (1903-1979) e Lev Seminovichi Vygotsky (1896-1934).


     Resultado de imagem para luria imagensResultado de imagem para leontievResultado de imagem para vygotsky
     A. R. Luria.                 A. N. Leontiev.                   L. S. Vygotsky.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Teoria de Jung

Teoria Junguiana


Olá amantes da psicologia, hoje iremos abordar um tema muito interessante. Bora ver?!!

            Primeiramente vamos conhecer o principal fundador dessa psicologia analítica o psiquiatra Carl Gustav Jung. Ele nasceu na Suíça em 1875. Criado numa atmosfera religiosa que não compreendia e que custava a sustentar, Jung interessou-se pelo mundo dos sonhos, da fantasia, da religião e dos mitos. Alguns estudos dizem que a proximidade com o divino é algo que Jung atribuiu a uma espécie de herança materna, enquanto que a fé no sentido do ritual cego e inquestionável teria sido algo herdado de seu pai.
Além das questões religiosas, Jung aproximou-se de conhecimentos em ciências naturais, com um interesse desperto pela possibilidade de compreensão da realidade através desses estudos. Para Jung, a contrariedade entre ciência e religião era a base de suas insatisfações. 
            Em meio a esses questionamentos acerca do mundo, Jung decidiu-se pelos estudos em psiquiatria, como forma de compreender o biológico e o espiritual cientificamente. Entre os autores que estudou, podemos destacar as influências filosóficas de Kant, Platão , Goethe e Schopenhauer. Em seus estudos em psiquiatria e na prática clínica, Jung tentou humanizar o serviço de atendimento aos pacientes, buscando investigar, para além dos sintomas, as questões existenciais que cada sujeito lhe trazia, tornando cada sessão clínica um encontro único, repleto de significados. Dessa forma, evitava rotulações aos pacientes e padronizações em termos de cuidados e tratamentos, ressaltando os aspectos individuais de cada caso. Nessa época, Jung já utilizava uma técnica rudimentar de associação de palavras, que dava grande valor aos relatos de seus pacientes. Interessante né?!


         A partir de seus estudos, Jung desenvolveu o que mais tarde ficaria conhecido como “Psicologia Analítica” que investiga sonhos, desenhos e outros materiais como vias de expressão do inconsciente. Jung, diferentemente de Freud, assumiu a existência do que ele denomina inconsciente coletivo que, diferentemente do individual, seria composto por uma tendência à sensibilização de elementos como imagens e símbolos, a partir de um apelo universal. Esses símbolos de importância coletiva seriam os conhecidos arquétipos junguianos. A proposta de intervenções clínicas de Jung consistia justamente em explorar o diálogo entre os conteúdos inconscientes e os arquétipos, e seria justamente a distância entre esses elementos a origem do adoecimento psíquico.
         No Brasil, a teoria junguiana teve bastante ressonância. Entre seus estudiosos mais conhecidos, está a Dra. Nise da Silveira que escreveu um livro chamado “Jung: Vida e Obra”. Nise é fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, que foi resultado de seu incansável incentivo às produções artísticas dos internos do hospital psiquiátrico, analisadas pela abordagem junguiana.

Os tipos de personalidade segundo Jung

Jung estabelece 8 tipos de personalidades e afirma que todas as pessoas pertencem a um ou outro tipo. Sendo elas:

- Reflexivo extrovertido

A personalidade reflexiva extrovertida corresponde aos indivíduos cerebrais e objetivos, que atuam quase exclusivamente na base da razão. Só dão como certo aquilo que se comprove com as devidas provas. São pouco sensíveis e podem ser até mesmo prepotentes e manipuladores com os outros.

- Reflexivo introvertido 

O reflexivo introvertido é uma pessoa com grande atividade intelectual, que, no entanto, tem dificuldade para se relacionar com os outros. Normalmente é uma pessoa teimosa e determinada em alcançar os seus objetivos. Por vezes é visto como um inadaptado, inofensivo e ao mesmo tempo interessante.
Resultado de imagem para pessoa introvertido

- Sentimental extrovertido

As pessoas com grande habilidade para entender os outros e para estabelecer relações sociais são os sentimentais extrovertidosNo entanto, é muito difícil para eles se afastar do seu grupo e sofrem quando são ignorados. Têm muita facilidade de comunicação.
Resultado de imagem para pessoa sentimental extrovertido

Sentimental introvertido

A personalidade sentimental introvertida corresponde a pessoas solitárias e com grande dificuldade para estabelecer relações com os outros. Pode ser pouco sociável e melancólico. Faz todo o possível para passar despercebido e gosta de permanecer em silêncio. Contudo, é muito sensível às necessidades dos outros.
introvert2
- Perceptivo extrovertido
Os indivíduos perceptivos extrovertidos têm uma fraqueza especial por objetos, ao ponto de lhes atribuir qualidades mágicas, ainda que façam isso de modo inconsciente. Não são apaixonados pelas ideias, a não ser que ganhem uma forma concreta. Procuram o prazer acima de tudo.

- Perceptivo introvertido

É um tipo de personalidade muito própria de músicos e artistas. As pessoas perceptivas introvertidas colocam uma ênfase especial nas experiências sensoriais: dão muito valor à cor, à forma, à textura…  O mundo deles é o mundo da forma, como fonte de experiências interiores.
Mulher segurando um quadro

Intuitivo extrovertido

Corresponde ao típico aventureiro. As pessoas intuitivas extrovertidas são muito ativas e inquietas. Elas precisam de vários estímulos diferentes.  São determinadas a alcançar objetivos, e uma vez que conseguem, passam para o próximo e esquecem o anterior. Elas não ligam muito para o bem-estar daqueles que as rodeiam.

Intuitivo introvertido

São extremamente sensíveis aos estímulos mais sutis. A personalidade intuitiva introvertida corresponde ao tipo de pessoas que quase “adivinham” o que os outros pensam, sentem ou se dispõem a fazer. São criativas, sonhadoras e idealistas. É difícil para elas “colocar os pés no chão”.

*Viram o como é interessante! Gostou do assunto e gostaria de saber mais? Deixaremos logo abaixo pra vocês ótimas sugestões de leituras como:
-O livro vermelho do autor Carl Jung - este livro de Carl Jung contém a alquimia de uma mente que aspirava viajar ao submundo para resgatar sua alma. Estamos diante de um legado intelectual enigmático e fascinante, o Santo Graal do inconsciente para muitos e, para outros, a obra de um louco que em um dado momento chegou a repudiar a humanidade.
Resultado de imagem para carl gustav jung livro vermelho
-O livro  Memorias, sonhos, reflexões do autor Carl Jung- Este livro foi o ultimo elaborado por Jung, ele diz a respeito da neurose infantil que tinha por desmaiar sempre que tentava estudar e ouvia seu pai comentar com o amigo que necessitava de alguém para ajuda-lo pois achava que ele não seria nada na vida.
Resultado de imagem para carl gustav jung memorias, sonhos, reflexões resumo

E isso e por hoje pessoal! Caso tenham alguma duvida deixe abaixo nos comentários. Até mais!

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Psicologia Humanista

E aí, amantes da Ψ?! Tudo bem? A gente espera que sim! 😁 Hoje, nós aqui do Universo da Psicologia trouxemos pra vocês um assunto muiiiito interessante, a Psicologia Humanista ou Existencialismo.

• Quer saber mais? Dá uma olhadinha nos textos abaixo! 😜

Pscicologia Humanista

Principais influências: Fenomenologia e Existencialismo.

A Psicologia Humanists denomina-se como um ramo da Psicologia ao lado do Behaviorismo e da Psicanálise.  Os americanos Abraham Maslow e Carl Rogers podem ser considerados os principais percussores da Psicologia Humanista.
      
Abraham Maslow
(1908-1970)


Carl Rogers
(1902-1987)

Foi fundada nos anos 50, porém a Psicologia Humanista ganhou força somente nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e sua forma determinante, defendido pela Psicanálise.
                                        
Mas e aí?! O que a Psicologia Humanista considera?

→ As pessoas são vistas como um todo.

→  Acredita que a possibilidade de mudança depende da mudança individual.

→ Resgata subjetividade, emoções próprias e particulares de cada um.

→ Maior ênfase a consciência, homem como ser uno e em evolução.

→ Homem dotado de possibilidades de se desenvolver, realizar e tende naturalmente para o equílibrio e a auto-organização.


Psicoterapia Existencial:


A Psicologia Existencial é a Psicologia da existência humana com toda a sua complexidade e paradoxo. (Wong, 2004). Considerando que a existência humana envolve pessoas reais em situações concretas.

Faz se uma revisão sumária sobre o que caracteriza a existência individual, o que é estar-no-mundo, como se caracteriza a existência o conforto do individuo com os dados da existência e procura-se situar o perturbar-se mentalmente como uma possibilidade de existir.


ACP - Abordagem Centrada na Pessoa.

É considerada uma das correntes identificadas com a Terceira Força em Psicologia ou Psicologia Humanista. A abordagem centrada na pessoa, originalmente terapia não diretiva, é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Carl Ransom Rogers e seus colaboradores.

Carl Rogers é conhecido como o primeiro psicólogo a abordar as principais questões da Psicologia sob a ótica da Saúde Mental, contrariando outros estudiosos cuja atenção se focava na teoria de que todo ser humano possuía uma neurose básica. Rogers rejeitou essa visão, defendendeu que, na verdade, o núcleo básico da personalidade humana era tendente à saúde, ao bem-estar, o que ele denominou de Tendência Atualizante.

Essa conclusão sobreveio a um processo meticuloso por meio de investigação científica levado a cabo por ele, ao longo de seus atos profissionais. Em suma, consiste em um trabalho de cooperação cliente + psicólogo.

💥 Curiosidade: No dia 29/04/19 participamos de uma palestra ministrada pelo Psicólogo Existencial Humanista Giovanni de Melo!


📌 Bom! Por hoje é só pessoal, a gente espera que esse post facilite um pouquinho pra vcs, foi bem resumido, o assunto é extenso e super interessante, então a gente decidiu compartilhar alguns vídeos que nos serviram de apoio e que com certeza, vão ajudar vcs também:


📹 https://youtu.be/a0RYUICrnUE (Vídeo sobre Carl Rogers)

📹 https://youtu.be/ysvEHhYjHo4

📹 https://youtu.be/taAa4jYAqL4

📹 https://youtu.be/ot28H66wzIA

📹 https://youtu.be/mw0kmBjywfo


📌 AH! E não se esqueça de continuar nos acompanhando, até mais! ✌


domingo, 14 de abril de 2019

Psicanálise

Psicanálise



Olá amantes da psicologia!


Hoje iremos estudar a psicanálise, ela é um ramo clínico teórico da psicologia que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, auxiliando no tratamento de distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise tem como principal foco a relação entre os desejos inconscientes, os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. 


Resultado de imagem para psicanalise


A teoria da psicanálise, também conhecida como “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com ele, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “guardados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos de seus pacientes.

Você sabia? 
  • Que Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação. Ele também incorporou à sua teoria conhecimentos absorvidos de alguns filósofos, principalmente de Platão e Schopenhauer. Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como ‘histeria’, e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais. Desde então ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer – o Inconsciente.
   Resultado de imagem para Josef Breuer                Resultado de imagem para freud
  • A psicanálise não é uma ciência, isso mesmo embora de acordo com uma infinidade de outros pensadores que voltavam a sua atenção para os fenômenos que iriam se chamar inconscientes, trazia o problema de como tornar inteligível ou palpável os seus conceitos, respeitando, assim, o paradigma científico, devido a isso a psicanálise não pode ser considerada uma ciência.

Como podemos entender a mente inconsciente?

A psicanálise, além de ser uma teoria, é uma terapia usada para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Na psicanálise como terapia, Freud teria um paciente deitado lhe proporcionando relaxamento em um sofá e ele se sentaria atrás deste tomando notas enquanto contava sobre seus sonhos e memórias de infância. A psicanálise é um processo demorado, envolvendo muitas sessões com o psicanalista. Devido à natureza dos mecanismos de defesa e à inacessibilidade das forças que atuam no inconsciente, a psicanálise. Isso geralmente envolve de duas a cinco sessões por semana durante vários anos.
Apaixonante não é?! Agora para encerrar com chave de ouro vamos ver um pouco sobre as técnicas psicanalíticas.
Técnicas psicanalíticas
  • Teste de Rorschach

psicanalise-5
Devido à natureza dos mecanismos de defesa e à inacessibilidade das forças determinísticas que operam no inconsciente, a mancha de tinta em si não significa nada. Ela é ambígua e pouco clara. É o que o paciente lê nela que é importante. Pessoas diferentes verão coisas diferentes dependendo de quais conexões inconscientes elas fazem. O borrão de tinta é conhecido como um teste projetivo, pois o paciente “projeta” informações de sua mente inconsciente para interpretar a mancha de tinta.
  • Deslizamento Freudiano

O deslizamento Freudiano acontece quando nós revelamos o que realmente está em nossa mente dizendo algo que não pretendíamos. Um exemplo disso é quando uma pessoa chama o novo parceiro pelo nome de um anterior. Freud acreditava que os deslizes da língua forneciam uma percepção da mente inconsciente e que não havia acidentes. Todo comportamento era significativo, ou seja, todo o comportamento é determinado.

  • Associação Livre

Uma técnica simples de terapia psicodinâmica é a associação livre. Nela, um paciente fala sobre o que quer que venha à mente. Essa técnica envolve um terapeuta lendo uma lista de palavras e o paciente responde imediatamente com a primeira palavra que vem à mente. Espera-se que fragmentos de memórias reprimidas surjam no curso da livre associação.

  • Análise dos Sonhos

Para Freud a análise dos sonhos é “a estrada real para o inconsciente”. Ele argumentou que a mente consciente é como um censor, mas é menos vigilante quando estamos dormindo. Como resultado, as idéias reprimidas vêm à tona, embora o que lembramos possa ter sido alterado durante o processo do sonho. Como resultado, precisamos diferenciar entre o conteúdo do manifesto e o conteúdo latente de um sonho. O primeiro é o que realmente nos lembramos. O último é o que realmente significa. 
Se desejar gostou do assunto deixaremos algumas sugestões de leitura para vocês


  • Diário de um Analisando em Paris do escritor Claudio Pfeil
  • Como trabalha um psicanalista do escritor J.D Nasio
  • Resultado de imagem para Como trabalha um psicanalista

Por hoje é só pessoal se ficaram com alguma dúvida ou querem que abordemos mais assuntos sobre deixe abaixo nos comentários. 

Abraços de Daiane e Mayra

segunda-feira, 25 de março de 2019

Teoria da Gestalt x Teoria do Behaviorismo/ Resumão

Gestalt x Behaviorismo

Tudo bem amantes da Psi? O post de hoje é um pouquinho mais resumido, só pra complementar os estudos anteriores, mas nós aqui do Universo da Psicologia, esperamos que vocês curtam e que isso ajude vocês a compreender mais sobre o maravilhoso universo da Psicologia. Sem mais enrolações, bora começar! 😛

Behaviorismo isola o estímulo que corresponderia à resposta esperada e despreza à “consciência".

Gestaltcomportamento deve ser estudado globalmente, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.



                                                      John B. Watson                          Max Wertheimer  
                                                        (Behaviorista)                              (Gestaltista)




⇉ Insight

É um conceito muito relevante na Psicologia da Gestalt. Indica a apreensão da verdadeira natureza de uma coisa, através de uma compreensão intuitiva. Também remete para uma visão mental ou discernimento que capacita ver situações ou verdades que estão escondidas. 

Resultado de imagem para insight gestalt 

⇉ Teoria do Isoformismo 

Esta teoria parte de uma ideia de unidade no universo e prega que a parte sempre se relaciona ao todo.

Gestalt

Gestalt

E aí pessoal, tudo bem? Nós aqui do Universo da Psicologia esperamos que sim e hoje trouxemos pra vocês um assunto muito massa, a Gestalt, segue a gente! 


Curiosidade: A palavra Gestalt é de origem germânica e não possui um significado ou melhor, uma tradução exata para nós. Mas podemos entender como "forma", "figura" ou até mesmo "configuração", continue lendo e você já já vai entender porque! 😉

Você já ouviu falar desse tema? A Gestalt ou Gestaltismo consiste na teoria da forma, essa teoria defende que a unica forma de compreender as partes é quando anteriormente conseguimos compreender o todo. Agora que vocês já sabem disso, podemos navegar mais fundo... 

Gestalt-terapia é um modelo psicoterápico e tem ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual, o famoso aqui e agora; no relacionamento terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito, e claro, sempre levando em conta o meio ambiente e seu contexto social, constituindo assim o ser de modo geral. 




📌 Os desenvolvedores dessa teoria foram: Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, entre os anos 40 e 50.

O que interessa à Gestalt

O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. 

Boa forma: A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. Se nos elementos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, não conseguimos alcançar a boa-forma. Analisem: 

As setas nas pontas das retas alteram nossa percepção, quando nos atentamos a explicação na segunda imagem, percebemos que todas as retas tem o mesmo tamanho. É bem simples pessoal... A maneira como se distribuem os elementos que compõem as duas figuras não apresenta equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade suficientes para garantir a boa-forma, isto é, para superar a ilusão de ótica.



AH! É importante considerar também que a Gestalt tem algumas "divisões":

 Meio Geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos

objetivos.

Meio Comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

Força do Campo Psicológico é a tendência a “juntar” os elementos.

⇨ Semelhança os elementos semelhantes são agrupados, deu uma olhadinha ⬇

• Vejam que a semelhança nessa imagem é dada pelas cores, todos os elementos de cores iguais estão agrupados!

⇨ Campo Psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma.

Proximidade os elementos mais próximos tendem a ser agrupados:

Vemos 3 colunas e não 3 linhas, impressionante, né?!

Fechamento ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão:


Aposto que você completou a imagem só pra entender melhor o que está lá e exatamente disso que o fechamento se trata. 😄

Bom, por hoje é só galera! Deixo com vocês algumas dicas, para que possam entrar de cabeça na Gestalt: 

Que tal dar um Google e ler um pouco mais sobre os percussores da Gestalt?! No próximo post, falaremos sobre Mach, WertheimerEhrenfelsKöhler e Koffka. Vocês vão ver também um pouquinho sobre o Insight

Corre lá e já dá uma pesquisada e não se esqueçam de acompanhar nos próximos posts, vai ser mara! #FicaDica #UniversoDaPsicologia






Psicologias

Psicologias          Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses ...