domingo, 23 de junho de 2019

Psicologias

Psicologias

         Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses  meses. A psicologia é uma área da saúde que possui diversas atuações. Nas postagens dos blogues anteriores pode-se ver uma explicação mais ampla e completa de cada uma, corre la pra ver. As principais áreas são Psicologia Educacional ou Escolar, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Ambiental, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social e Neuropsicologia.
Resultado de imagem para areas de atuação da psicologia
         
           O nosso professor Janilton promoveu diversas atividades dinâmicas que aumentaram nosso rendimentos em cem por cento. As atividades consistiam em pequenos debates e seminários sobre as diversas áreas de atuação do psicologo. Não podemos esquecer dos episódios passados da serie Psi, que nos fizeram refletir sobre como uma ideia coletiva pode causar a morte de pessoas que pensem diferente, e também que nos enquanto humanos tendemos a nos influenciar diariamente por ideias que nos são impostas.
  


         A psicologia está presente em tudo ao nosso redor, desde pequenas a grandes coisas. Podemos ter como principal prova disso a dinâmica do sonho do sonho de valsa aplicada pelo professor, que consiste em escrever o que o tão famoso bombom tem de ligação com a psicologia. Antes de se escrever é preciso pensar a imensidade de historia que o chocolate tem e provoca nas pessoas, como o convívio da sociedade e aplicação da psicologia organizacional na empresa. E também no nosso dia a dia em que buscamos presentear a quem amamos com este chocolate, em busca de surpreende-los, tendo assim a psicologia social em nossas interações.
Resultado de imagem para sonho de valsa embalagem antiga
       Este semestre foi extremamente importante para nos, pois nos como futuras psicólogas, conhecemos as diversas áreas de atuação da profissão. Com isso nos identificamos como profissionais e passamos a ter uma visão mais ampla de tudo ao nosso redor, nos abrindo para conhecer melhor o mundo em que nos cerca. Obrigado por estar conosco professor Janilton aprendemos muito com você, que isso não seja um adeus mais um ate logo.


sábado, 22 de junho de 2019

Psicologia no Mercado de Trabalho

Olá, pessoal! Tudo bem? A gente espera que sim. 😁 Nossa postagem anterior falou sobre a Psicologia como Profissão, como ela foi regulamentada e contou também um pouquinho da história dessa profissão em seus anos iniciais aqui no 🇧🇷! Hoje seremos breves, mas vamos apresentar pra vcs as diversas áreas de atuação dessa profissão.



📌E detalhe: Preparem os lencinhos... Estamos entrando de férias por tempo indeterminado aqui do blog! De qualquer forma, queremos muito que continuem seus estudos pois o que estaremos fazendo, ok?

Sem mais enrolações, vamos ao que interessa!

Psicologia - Áreas de Trabalho. 

O que vem a sua mente quando pensa em um Psicólogo em sua rotina de trabalho?Uma sala aconchegante, o psicológo e seu cliente?! Se é isso que você pensa, você não está totalmente errado! Essa breve descrição eé suficiente para descrever a Psicologia Clínica. No entanto, existem diversas outras abordagens e a gente vai te contar agora mesmo...


Mas antes, dê uma olhada nessa info retirada do site:

http://www.crp09.org.br/portal/orientacao-e-fiscalizacao/orientacao-por-temas/areas-de-atuacao-do-a-psicologo-a

“A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.”

•Confira as áreas da Psicologia:

Psicologia Educacional 📚

Na Psicologia Educacional, o/a profissional de psicologia trabalha em ambientes escolares. Resumidamente, ajuda os pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colabora na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia Hospitalar e da Saúde

Atende pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colabora na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.



Psicologia Esportiva

Orienta atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximiza o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.



Psicologia Organizacional e do Trabalho

Seleciona funcionários para empresas. Promover relações saudáveis entre os trabalhadores. Orienta carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.


Psicologia Social

Atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elabora programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.




Psicologia do trânsito

Trata problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros.


Comportamento do Consumidor
Estuda o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação Profissional
Orienta estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir, por meio de trabalho individual ou em grupo, com a utilização de técnicas de autoconhecimento e informações sobre as profissões.

Acompanhamento Terapêutico
Acompanha crianças ou adultos com necessidades especiais em atividades diversas, a fim de proporcionar maior autonomia e inserção social.

Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Bom, é isso! Confiram mais informações no link disponibilizado e continuem seus estudos, amantes da Psi. Foi ótimo compartilhar tudo isso com vocês, mas isso é tudo por enquanto. Continuem em busca do saber e...Até logo! ✌



sexta-feira, 7 de junho de 2019

A psicologia como profissão

Olá, pessoal! Hoje tentaremos ser mais breves já que os últimos posts tem sido um tanto longos, ok? 😀 O assunto é Psicologia como profissão!


Recentemente, fizemos parte de uma palestra guiada por Ana Bock, ela falou um pouco sobre a trajetória da profissão de psicologia e como foi regulamentada, como funcionava em seus primeiros anos aqui no Brasil. Vamos usar um pouco do conhecimento que ela nos transmitiu para falar sobre esse assunto!

Nos primeiros anos da psicologia no Brasil, o foco desses profissionais era a camada rica, a elite. E só depois de alguns anos, a Psicologia chegou a saúde pública, o que fez com que os profissionais da area tivessem que ajustar sua forma de trabalhar a esse público diferente também, no caso, os menos afortunados.

A profissão precisou ser de certa forma reformulada e precisou despadronizar o humano, foi preciso ver que todos são diferentes além da subjetividade, foi preciso começar a ver o que estava sim escancarado, mas que os psicólogos da epoca não conseguiam ver já que estavam cercados pela elite!

A partir daí, pessoas de diferentes etnias, classes sociais, generos ou orientações sexuais deveriam ser estudadas de formas diferentes para que fosse possível trabalhar de forma efetiva com elas.

Atualmente, a psicologia tem mais força na rede pública, os profissionais já saem da faculdade cientes de que vão trabalhar com todo tipo de pessoa, então esse choque já não existe mais. 

Sobre psicologia como profissão regulamentada... 


Desde 1962, mais precisamente o dia 27 de agosto deste mesmo ano, a psicologia se tornou uma profissão regulamentada em território brasileiro e atualmente existem cerca de 200 mil profissionais atuando no mercado de trabalho.

Para os interessados em ingressar nessa profissão, saber com clareza o que é ser psicólogo e sua prática, é fundamental.
Então vamos falar um pouco sobre isso, a ciência psicológica busca a compreensão do ser humano a partir da constituição de sua subjetividade, que são eles, sonhos, desejos, emoções, pensamentos e  comportamentos.

Para exercer essa profissão, é preciso ter
cursado graduação em Psicologia  e se registrar no órgão profissional competente, sendo assim habilitado.

O exercício da profissão está relacionado ao uso exclusivo dos psicólogos métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnostico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

Conforme a Lei 4.119 descreve:

[…]
Dos direitos conferidos aos diplomados
Art.10 – Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.
Art.11 – Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.
Art.12 – Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.
Art.13 – Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.
§ 2º- É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
[…]

Tudo isso quer dizer que apenas uma pessoa habilitada pode exercer quaisquer das atividades citadas acima, sabemos que existem profissionais do famoso coach/coaching, mas as pessoas que são formadas nisso, mesmo que algumas vezes digam que sim, NÃO são psicólogos e não podem exercer a profissão do mesmo.

Para resumir:

• A lei  Lei 4.119, de 1962 é a responsável pela regulamentação da profissão.

• A psicologia, foi reconhecida como uma profissão necessária e de conhecimento importante porque permite ao individuo uma compreensão mais objetiva, tanto de sua personalidade como da do outro.

• CRP é a sigla para Conselho Regional de Psicologia.

• Existem diferentes abordagens e a forma 
de cada psicólogo trabalhar é bem diversa. 

Para concluir... 

A psicologia é a ciência que estuda os padrões dos comportamentos dos seres humanos através da observação, interpretação e interação direta com as pessoas, procurando identificar, desvendar e compreender melhor o individuo, para que os problemas sejam solucionados, permitindo que as pessoas vivam com uma saúde melhor (físico, mental e social).



Espero que tenhamos sido objetivas o suficiente e esperamos que esse post + aos seus conhecimentos! Por hoje só, não se esqueçam de continuar nos acompanhando e de de aprofundar mais no assunto! #FicaDica 😝




As Diferentes Psicologias

Tudo bem, gente? Nós aqui do Universo da Psicologia esperamos que esteja tudo 100%! 😄 A gente já falou sobre diversas teorias, o behaviorismo, a gestalt, a psicanálise, humanista e Jung! Se você ainda não viu, é só ir no início do blog e vai estar tudo lá pra você conferir! Sem mais enrolações, vamos falar sobre as diferentes Psicologias, se você achou que existia apenas um modo, se enganou e a gente vai te mostrar, AGORA MESMO!



Começando do começo...


 Psicologia Sócio-Histórica

Trata-se de uma vertente teórica da psicologia, cujas preposições ligadas ao saber humano e sua subjetividade estão guiadas pela concepção materialista dialética  de Karl Marx. Surgi no início do séc. XX, ainda nos tempos da União Soviética, durante um período em que eles buscavam reconstruir suas teorias científicas a partir de referências marxistas. Dentre os autores que definem os fundamentos teóricos são: Alexandre Romanovich Luria (1902-1977); Aléxis Nicolaievich Leontiev (1903-1979) e Lev Seminovichi Vygotsky (1896-1934).


     Resultado de imagem para luria imagensResultado de imagem para leontievResultado de imagem para vygotsky
     A. R. Luria.                 A. N. Leontiev.                   L. S. Vygotsky.

Psicologias

Psicologias          Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses ...