segunda-feira, 25 de março de 2019

Teoria da Gestalt x Teoria do Behaviorismo/ Resumão

Gestalt x Behaviorismo

Tudo bem amantes da Psi? O post de hoje é um pouquinho mais resumido, só pra complementar os estudos anteriores, mas nós aqui do Universo da Psicologia, esperamos que vocês curtam e que isso ajude vocês a compreender mais sobre o maravilhoso universo da Psicologia. Sem mais enrolações, bora começar! 😛

Behaviorismo isola o estímulo que corresponderia à resposta esperada e despreza à “consciência".

Gestaltcomportamento deve ser estudado globalmente, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.



                                                      John B. Watson                          Max Wertheimer  
                                                        (Behaviorista)                              (Gestaltista)




⇉ Insight

É um conceito muito relevante na Psicologia da Gestalt. Indica a apreensão da verdadeira natureza de uma coisa, através de uma compreensão intuitiva. Também remete para uma visão mental ou discernimento que capacita ver situações ou verdades que estão escondidas. 

Resultado de imagem para insight gestalt 

⇉ Teoria do Isoformismo 

Esta teoria parte de uma ideia de unidade no universo e prega que a parte sempre se relaciona ao todo.

Gestalt

Gestalt

E aí pessoal, tudo bem? Nós aqui do Universo da Psicologia esperamos que sim e hoje trouxemos pra vocês um assunto muito massa, a Gestalt, segue a gente! 


Curiosidade: A palavra Gestalt é de origem germânica e não possui um significado ou melhor, uma tradução exata para nós. Mas podemos entender como "forma", "figura" ou até mesmo "configuração", continue lendo e você já já vai entender porque! 😉

Você já ouviu falar desse tema? A Gestalt ou Gestaltismo consiste na teoria da forma, essa teoria defende que a unica forma de compreender as partes é quando anteriormente conseguimos compreender o todo. Agora que vocês já sabem disso, podemos navegar mais fundo... 

Gestalt-terapia é um modelo psicoterápico e tem ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual, o famoso aqui e agora; no relacionamento terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito, e claro, sempre levando em conta o meio ambiente e seu contexto social, constituindo assim o ser de modo geral. 




📌 Os desenvolvedores dessa teoria foram: Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, entre os anos 40 e 50.

O que interessa à Gestalt

O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. 

Boa forma: A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. Se nos elementos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, não conseguimos alcançar a boa-forma. Analisem: 

As setas nas pontas das retas alteram nossa percepção, quando nos atentamos a explicação na segunda imagem, percebemos que todas as retas tem o mesmo tamanho. É bem simples pessoal... A maneira como se distribuem os elementos que compõem as duas figuras não apresenta equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade suficientes para garantir a boa-forma, isto é, para superar a ilusão de ótica.



AH! É importante considerar também que a Gestalt tem algumas "divisões":

 Meio Geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos

objetivos.

Meio Comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

Força do Campo Psicológico é a tendência a “juntar” os elementos.

⇨ Semelhança os elementos semelhantes são agrupados, deu uma olhadinha ⬇

• Vejam que a semelhança nessa imagem é dada pelas cores, todos os elementos de cores iguais estão agrupados!

⇨ Campo Psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma.

Proximidade os elementos mais próximos tendem a ser agrupados:

Vemos 3 colunas e não 3 linhas, impressionante, né?!

Fechamento ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão:


Aposto que você completou a imagem só pra entender melhor o que está lá e exatamente disso que o fechamento se trata. 😄

Bom, por hoje é só galera! Deixo com vocês algumas dicas, para que possam entrar de cabeça na Gestalt: 

Que tal dar um Google e ler um pouco mais sobre os percussores da Gestalt?! No próximo post, falaremos sobre Mach, WertheimerEhrenfelsKöhler e Koffka. Vocês vão ver também um pouquinho sobre o Insight

Corre lá e já dá uma pesquisada e não se esqueçam de acompanhar nos próximos posts, vai ser mara! #FicaDica #UniversoDaPsicologia






Laranja mecânica e Behaviorismo

Laranja mecânica e Behaviorismo
Teoria cognitiva comportamental



Olá amantes da psicologia!

Hoje iremos falar sobre o filme " Laranja Mecânica" se ainda não assistiu corre lá e assista. Neste filme Alex DeLarge (personagem principal) é um jovem com interesses um tanto peculiar como estupro, ultra violência e as musicas clássicas de Ludwig van Beethoven fazem parte das aventuras do jovem britânico. Os drugues compõe sua gangue de malfeitores, tudo começa após uma intoxicação de drogas, nesta mesma noite o grupo espancar um idoso mendigo, o roubam e assim iniciam sua noite de ultra-violência, com brigas e espancamento e Alex até mesmo estuprou a esposa do escritor F. Alexander enquanto canta Singin' In The Rain. Sua série de crimes absurdos continua ao lado dos drugues, que mais tarde o abandonam em meio a um desses atos e ele é levado preso e condenado a ficar lá 14 anos. Mas ao saber que está sendo utilizado o “Método Ludovico”, de recuperação de prisioneiros que garante a liberdade, Alex candidata-se de imediato, contra a vontade do capelão e do diretor do presídio. E ele é submetido a esse tratamento de cunho behaviorista.


Resultado de imagem para laranja mecanica


Método Ludovico

O método consiste em associar estímulos neutros e estímulos incondicionados para que o estímulo incondicionado passe a ser um estímulo condicionado que gere um reflexo condicionado, ou seja sera ele sera condicionado a rejeitar todo comportamento “anormal”. Para isso Alex é colocado num palco onde se obrigam a assistir filmes com cenas de violência inegável. Mas antes dessas sessões, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportável náusea. Associando assim as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma num “cidadão modelo”. Como na caixa de Skinner, Alex vincula o seu sofrimento físico a atos de violência introduzidos através de vídeos que ele assistiu exaustivamente, sem ao menos poder fechar os olhos. Esse tipo de condicionamento é relacionado um efeito a uma causa, se faz presente através da teoria comportamental. Seu comportamento é moldado de acordo com os propósitos de outrem. A alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar à sociedade o jovem Alex, permite interpretar que ele foi considerado como um “animal” e, por isso mesmo, “domesticável”.


Desvantagens do condicionamento

Em seu retorno à sociedade é expulso da casa de sua família que alugou seu quarto para outra pessoa, e se encontra com todas as suas vítimas, que se vingam dele, por não conseguir reagir devido ao seu condicionamento. Ele é espancado por seus ex-amigos que se tornaram policiais e, em seu caminho, vai parar na casa do escritor F. Alexandre que ficou paralítico e que teve a esposa estuprada e morta ao serem agredidos por ele. Esse senhor o reconhece somente quando ele está na banheira e canta uma música, a mesma que ele cantou quando o estava agredindo. Assim como as outras vítimas, o escritor vinga-se, mandando um empregado agredi-lo e colocando musicas para tortura-lo, Alex sente um dor insuportável e tenta suicídio ao pular da janela.

Por fim 

Depois de passar por todas situações, Alex volta ao seu estado normal através de uma cirurgia no cérebro, com apoio de um congressista que quer utilizá-lo como vítima do sistema para sua campanha eleitoral. Tem então pensamentos recheados de violência e morte voltando assim ao seu estado anterior.

Resultado de imagem para metodo ludovico


Por hoje e só pessoal. Se tiveram alguma dúvida deixe abaixo nos comentários, e para quem não assistiu ao filme deixaremos o link logo abaixo. Espero que tenham gostado. Até a próxima!











Palestra TCC - Teoria Cognitiva Comportamental


Teoria Cognitiva Comportamental



Olá amantes da psicologia!

Hoje iremos falar a respeito da palestra que a psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental Viviane Oliveira B. Ponciano Mello deu no dia 25/02/2019 no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) sobre a Teoria Cognitiva Comportamental. Ela mostrou que a TCC é uma técnica da psicologia clinica que consiste em aliviar sintomas e corrigir pensamentos distorcidos, ou seja busca compreender os processos que mantêm o sofrimento de cada pessoa, observando a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. Apresentando como principais abordagens:
  • Psicanálise
  • Behaviorismo 
  • Gestalt – Terapia 
  • Cognitivo comportamental.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma psicoterapia  desenvolvido pelo Dr. Aaron Beck e seus colaboradores, que  baseia-se na hipótese de fragilidade cognitiva como um modelo de transtorno emocional. Seu princípio básico reflete-se a uma forma produtiva, é através de nossas representações que determinam nossas respostas emocionais e comportamentais a diversas situações. Sendo observado a existência de áreas de distorção cognitiva como a visão negativa para o futuro, de si mesmo e do ambiente de vida. Sendo relatado que essas distorções negativas são a principal causa de depressão.

😉
___
#aaronbeck 
#terapiacognitivocomportamental 
#terapiacognitiva 
#psicologia 
#psicoterapia


Principais indicações: TOC (Transtorno obsessivo compulsivo)/Ansiedade Generalizada/Transtornos de pânico/ Ansiedade Social/ Transtornos Alimentares/ Transtornos de Personalidade/ Transtorno Bipolar

A palestrante mostrou também as três proposições fundamentais definem as características que estão no núcleo das terapias cognitivo comportamentais como:
  • A atividade cognitiva influencia o comportamento, 
  • A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada, 
  • O comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva. 

Você sabia que existem diversas técnicas utilizadas pela TCC? Se nunca ouviu falar irei explicá-la para você. 
Existem diversas técnicas utilizadas pelos profissionais dentre as principais temos:
As técnicas operantes  que consiste em fornecer estímulos de forma ordenada para o individuo, com o objetivo de facilitar a mudança do comportamento problemático. Sendo indicados para aumento e manutenção comportamentos, para a aquisição de novos comportamentos e para a redução ou eliminação de determinados comportamentos.
As técnicas de exposição consistem em expor o indivíduo de uma forma sistemática e adaptada a estes estímulos e medos que geram ansiedade, para que, possam ir enfrentando e superando os seus medos. Como por exemplo a exibição ao vivo, a exposição simbólica e na imaginação.
O relaxamento são procedimentos que ajudam o indivíduo a reduzir a tensão física ou mental e reduzir o stress e ansiedade. Através do relaxamento progressivo e autógeno ou pela técnicas de respiração.
As técnicas de habilidades sociais e de enfrentamento são comportamentos aprendidos que podem ser modificados e melhorados através de técnicas de aprendizagem tais como as seguintes: formação em auto-instrução, inoculação de estresse e resolução de problemas.
As técnicas cognitivas têm por objetivo mudar o pensamento e interpretações que são feitas de eventos que podem causar desconforto. Como reestruturação cognitiva, detenção do pensamento e distração.
Gostou do assunto e gostaria de saber mais sobre? Temos ótimas indicações para você!
Imagem relacionada
Livro escrito pela terapeuta cognitivo-comportamental Rhena Branch Rob Willson, que trás de maneira simples e eficaz conteúdos para modificar comportamentos que o limitam, a ajuda da TCC para superar dependência, depressão e raiva e ainda nos permite reavaliar o passado e enfrentar o presente para ter uma vida mais feliz e saudável.
Imagem relacionada
Livro da autora Judith S. Beck que além de explicar de maneira mais ampliada a TCC, trás inovações e benefícios das técnicas, com atividades terapêuticas e atividades para fazer em casa.
Por hoje e só pessoal! Se ficaram com alguma dúvida ou desejam que abordamos outro tema deixe abaixo nós comentários abaixo. Até a próxima.

Psicologias

Psicologias          Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses ...