domingo, 14 de abril de 2019

Psicanálise

Psicanálise



Olá amantes da psicologia!


Hoje iremos estudar a psicanálise, ela é um ramo clínico teórico da psicologia que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, auxiliando no tratamento de distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise tem como principal foco a relação entre os desejos inconscientes, os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. 


Resultado de imagem para psicanalise


A teoria da psicanálise, também conhecida como “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com ele, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “guardados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos de seus pacientes.

Você sabia? 
  • Que Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação. Ele também incorporou à sua teoria conhecimentos absorvidos de alguns filósofos, principalmente de Platão e Schopenhauer. Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como ‘histeria’, e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais. Desde então ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer – o Inconsciente.
   Resultado de imagem para Josef Breuer                Resultado de imagem para freud
  • A psicanálise não é uma ciência, isso mesmo embora de acordo com uma infinidade de outros pensadores que voltavam a sua atenção para os fenômenos que iriam se chamar inconscientes, trazia o problema de como tornar inteligível ou palpável os seus conceitos, respeitando, assim, o paradigma científico, devido a isso a psicanálise não pode ser considerada uma ciência.

Como podemos entender a mente inconsciente?

A psicanálise, além de ser uma teoria, é uma terapia usada para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Na psicanálise como terapia, Freud teria um paciente deitado lhe proporcionando relaxamento em um sofá e ele se sentaria atrás deste tomando notas enquanto contava sobre seus sonhos e memórias de infância. A psicanálise é um processo demorado, envolvendo muitas sessões com o psicanalista. Devido à natureza dos mecanismos de defesa e à inacessibilidade das forças que atuam no inconsciente, a psicanálise. Isso geralmente envolve de duas a cinco sessões por semana durante vários anos.
Apaixonante não é?! Agora para encerrar com chave de ouro vamos ver um pouco sobre as técnicas psicanalíticas.
Técnicas psicanalíticas
  • Teste de Rorschach

psicanalise-5
Devido à natureza dos mecanismos de defesa e à inacessibilidade das forças determinísticas que operam no inconsciente, a mancha de tinta em si não significa nada. Ela é ambígua e pouco clara. É o que o paciente lê nela que é importante. Pessoas diferentes verão coisas diferentes dependendo de quais conexões inconscientes elas fazem. O borrão de tinta é conhecido como um teste projetivo, pois o paciente “projeta” informações de sua mente inconsciente para interpretar a mancha de tinta.
  • Deslizamento Freudiano

O deslizamento Freudiano acontece quando nós revelamos o que realmente está em nossa mente dizendo algo que não pretendíamos. Um exemplo disso é quando uma pessoa chama o novo parceiro pelo nome de um anterior. Freud acreditava que os deslizes da língua forneciam uma percepção da mente inconsciente e que não havia acidentes. Todo comportamento era significativo, ou seja, todo o comportamento é determinado.

  • Associação Livre

Uma técnica simples de terapia psicodinâmica é a associação livre. Nela, um paciente fala sobre o que quer que venha à mente. Essa técnica envolve um terapeuta lendo uma lista de palavras e o paciente responde imediatamente com a primeira palavra que vem à mente. Espera-se que fragmentos de memórias reprimidas surjam no curso da livre associação.

  • Análise dos Sonhos

Para Freud a análise dos sonhos é “a estrada real para o inconsciente”. Ele argumentou que a mente consciente é como um censor, mas é menos vigilante quando estamos dormindo. Como resultado, as idéias reprimidas vêm à tona, embora o que lembramos possa ter sido alterado durante o processo do sonho. Como resultado, precisamos diferenciar entre o conteúdo do manifesto e o conteúdo latente de um sonho. O primeiro é o que realmente nos lembramos. O último é o que realmente significa. 
Se desejar gostou do assunto deixaremos algumas sugestões de leitura para vocês


  • Diário de um Analisando em Paris do escritor Claudio Pfeil
  • Como trabalha um psicanalista do escritor J.D Nasio
  • Resultado de imagem para Como trabalha um psicanalista

Por hoje é só pessoal se ficaram com alguma dúvida ou querem que abordemos mais assuntos sobre deixe abaixo nos comentários. 

Abraços de Daiane e Mayra

Psicologias

Psicologias          Olá amantes de psicologia! Hoje falaremos sobre os principais momentos vividos por nos alunas de psicologia nesses ...